domingo, 27 de junho de 2010

FIRME e CONFORTÁVEL





Vou tentar, de uma maneira simples, falar sobre a expressão das posturas preconizadas pela filosofia Yogue. Muitos mestres preconizam a firmeza e o conforto na prática das posturas, mas como nada na vida é definitivo, o mais importante é compreender a profundidade dessas duas palavras.
O que o dicionário nos fala sobre essas duas palavras?

FIRME - que não se move; fixo; seguro; inabalável; constante; definitivo.
Considerando que a firmeza é quase a total imobilidade quebrada apenas pelo movimento respiratório (profundo e dinâmico) e que durante a prática deve-se sempre respeitar o seu limite, a palavra firme poderia ser trocada por constante, tornando assim uma firmeza não radical limitadora e sim maleável ao ponto de se fazer uso das progressões de cada postura.

CONFORTÁVEL – o que conforta, a meu ver, o que não causa incômodo, estando diretamente ligado ao respeito ao seu limite, o que, diga-se de passagem, é o que devemos fazer em toda nossa vida.

Aí sim, quando o praticante se abre para esse entendimento maior, começa realmente a praticar Yoga. Quando falo “se abre”, quero expressar a aceitação do simples, simplesmente, dando início ao aprofundamento no seu eu, sem máscaras, sem muletas, apenas você com você mesmo.
Com 12 anos de prática ininterrupta de Yoga, minha vida mudou em todos os sentidos e com certeza muito mudará ainda. Concordo com a troca da palavra firme por constante, pois a constância e o conforto nos levarão ao Yoga.
Prof. André Luiz Gadelha Maciel

NAMASTE!

RESPEITO VERDADEIRO "SAWABONA"



Torradas Queimadas

Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava
de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para
ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:


" - Amor, eu adoro torrada queimada... "

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em
meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

" Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro!"

O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.


De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.

Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas
no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.

As pessoas sempre podem se esquecer do que você lhes fez. Mas nunca esquecerão o que você disse a elas e o modo pelo qual você as fez se sentir.

(autor desconhecido)

OM SHANTIH SHANTIH SHANTIH

sábado, 26 de junho de 2010

O QUE É O SUCESSO?



Quando você nasceu, Deus não rogou uma praga para você ser tímido, distraído ou confuso.

Ele lhe proporcionou todas as ferramentas para você completar Sua criação.

Perguntado sobre como era criar uma obra de arte, Michelângelo respondeu:

"Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore!"

Dentro de você já existe uma linda obra de arte, a mais bela do universo.

Seu grande desafio é retirar o excesso de mármore e completá-la.

Nós somos os artistas da nossa criação!

A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser.

Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação.

O Sucesso é ser feliz!
Roberto Shinyashiki

domingo, 20 de junho de 2010

YAMAS e NYAMAS



YAMAS ou abstenções

Ahimsá ---------- não violência
Asteya ---------- não roubar
Satya ----------- verdade
Brahmacharya ---- abstinência
Aparigraha ------ não desejar nada

NYAMAS ou observâncias

Saucha ---------- pureza
Santocha -------- contentamento
Tapas ----------- austeridade
Svadhyaya ------- estudo das escrituras sagradas
Svarapranidhâna - entrega a DEUS

Nilda Fernandes

NAMASTE!

MENSAGEM



“Deus está acima e além de todos os limites de tempo e espaço. Para Ele, todos os seres são iguais. A diferença entre homem, fera, ave, verme, inseto e mesmo Deus é senão uma diferença do “recipiente” (Upadhi). É como a corrente elétrica que flui através de vários dispositivos e se expressa em funções muito diferentes. Não há distinção na corrente. É a mesma coisa. Assim também, o Deus único ativa cada criatura e dá origem a múltiplas conseqüências. O ignorante acha que todos os dispositivos são distintos. O sábio vê somente a corrente única, uniforme. Deus aprecia a consciência da unidade como o motivo básico de todos os atos.”
Sathya Sai Baba

HARI OM

domingo, 6 de junho de 2010

TERAPIA DO RISO



"Toda manhã, ao acordar, antes de abrir os olhos, espreguice-se como um gato, estique cada fibra do seu corpo.
Após três ou quatro minutos, com os olhos fechados, comece a rir. Durante cinco minutos simplesmente ria.
No início será um pouco difícil, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso verdadeiro.Perca-se no riso. Pode levar alguns dias antes que ele realmente aconteça, pois vc ñ está acostumado com esse fenômeno. Mas com o tempo, ele será espontâneo e mudará toda a natureza do seu dia.
A medida que aprendemos a sorrir mais, o mundo sorri p/ nós.
Sorrir faz bem p/ a nossa auto-estima e beneficia também nossa saúde de um modo geral. O sorriso libera no cérebro um hormônio chamado betaendorfina, que é um hormônio antiestresse.
Se passarmos a rir com mais frequência vamos viver mais e melhor.
Sorria!!!"
Autor desconhecido

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Padmasana?




MEDITANDO COM JESUS CRISTO





O Prof. André em padmasana (Postura de Lotus)