sábado, 25 de setembro de 2010

PENSAMENTO




“Devolver injúria com injúria, dano com dano, ou insulto com insulto só aumenta a carga kármica que precisará ser tolerada e eliminada em vidas futuras. Essa carga é denominada ‘Aagaami’ (pendente). Você não pode escapar da tarefa de enfrentar as consequências de seu pensamento, palavra e ação no tempo oportuno. Pagar o mal com mal não pode nunca aliviar o peso do Karma; ele só se tornará mais pesado. Pode conferir alívio imediato e contentamento, mas só o fará sofrer mais tarde. A paciência, portanto, o instrui a fazer o bem, mesmo para aqueles que o ferem.”
Sathya Sai Baba

Ananda Marga




Ananda Marga é uma organização socioespiritual,fundada em 1955, na Índia, sob a orientação espiritual do mestre Shrii Shrii Ánandamúrti (1921 - 1990).
O significado do nome Ananda Marga é "Caminho da Bem-aventurança" e seu lema é "Autoconhecimento e serviço à Humanidade."
O "autoconhecimento" é incentivado atravéz de diversas técnicas de Yoga voltadas para o desenvolvimento integral do ser. E o "serviço à Humanidade" compreende as ações em prol de populações carentes, o desenvolvimento de creches e escolas e o estímulo à criação de uma sociedade justa e ética, baseada em conceitos universalistas.
Shrii Shrii Ánandamurti disse que a paz é o resultado da luta e que a luta é a essência da vida. A primeira luta é a luta interior. As pessoas devem direcionar suas mentes para a meta espiritual, para o verdadeiro "EU" interior, superando os obstáculos e as distrações mentais que suegem no caminho. E isto requer disciplina e ética.
Dessa forma é criada uma base para o desenvolvimento da verdadeira espiritualidade que está latente em cada ser.

"BABA NAM KEVALAM"

Para refletir - AM Y...




JULGAMENTO

Há muitos significados para o julgamento; ele pode ser para formar uma opinião, para supor, para estimar, para criticar, para pensar, rever ou formar uma reputação sobre o outro, ou sobre si mesmo.
Com a palavra julgamento mantendo tantos significados e referências, é importante compreender verdadeiramente o nosso significado de julgamento.
Para dominar a sua energia, emoções e mente, há uma necessidade de que você avalie e reveja as suas próprias energias, intenções e sentimentos, portanto, compreendendo a si mesmo mais plenamente e percebendo em que áreas é necessário maior cuidado ou maior foco na positividade e na luz.
Rever as suas energias é uma ação positiva que lhe permite liberar a bagagem, hábitos desnecessários e sistemas de crenças. Essencialmente, vocês estão removendo a lama para revelar a beleza e a perfeição dentro de você, que é naturalmente a sua verdade. A avaliação positiva da sua energia traz resultados positivos de crescimento e de autoconhecimento.
Isto não pode ser rotulado como julgamento, pois não tem conotações ou energias negativas, mas é simplesmente uma ação positiva de crescimento.
Quando começamos a avaliar as energias do outro do mesmo modo, isto pode ser útil para a nossa própria percepção da energia, mas também pode ser visto como um ato de julgamento. Deve-se assumir o controle de suas próprias energias, antes que elas mantenham o direito de avaliar a
energia do outro, mesmo assim os humanos na Terra têm experiências físicas e espirituais, individuais e pessoais, significando que como um humano, vocês nunca podem se conectar verdadeiramente ou compreender os sentimentos de outro humano, devido à separação física. É importante se
lembrar disto e compreender que o desenvolvimento espiritual de uma pessoa é a sua própria e única jornada; como um espectador disto você pode somente apoiar e incentivar verdadeiramente o outro, ao invés de julgar a sua energia, acreditando que isto inspirará o seu crescimento.
Há uma linha muito fina entre o julgamento e o auxílio positivo do crescimento espiritual. O modo para garantir que vocês liberem o hábito do julgamento é garantir que você exista sempre na luz e como a luz do Criador, e que todas as ações, pensamentos e sentimentos em relação a outros, se originem do Amor. Algumas vezes as pessoas podem ser inspiradas pelo Criador ou pela sua alma a ter um pensamento crítico e expressá-lo a outro, mas isto é geralmente para instigar uma nova onda de crescimento. Elas podem nem mesmo compreender a sua posição, mas as suas ações terão um efeito positivo sobre a outra pessoa, talvez até oferecendo um período de pensamento claro e de clareza, porque foram guiadas pela vontade do Criador. O julgamento pode ser muito desarmônico quando viemos de um espaço de medo ou de dor, mas o julgamento é necessário na Terra, porque é um processo do pensamento que oferece maior compreensão, mas somente quando a sua energia essencial é o Amor da mais elevada vibração.
É importante analisar as suas próprias energias, as energias que vocês experienciam em sua realidade, pois estas são uma expressão de seu equilíbrio interior e de sua presença, assim como rever a energia da Terra, imaginando de que forma você pode contribuir com a luz positiva da Terra. O julgamento recebeu um significado negativo, mas isto é porque um poder ou habilidade de compreensão foi usado como uma ferramenta de dor e de sofrimento para muitos. (Adaptado do INSTITUTO CONSCIÊNCIA ADAMANTINA).

Não gaste o seu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos e coisas fora do seu controle.
É melhor investir sua energia em coisas positivas.
Não compare tua vida com a dos outros, pois você não tem idéia do caminho que eles andaram.
Ninguém é responsável pela sua felicidade, exceto você mesmo


ANDRÉ MACIEL

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A HORA É AGORA!




Montagem e adaptação André Maciel

Hoje,

A impressão que tenho, é que todos nós, em vários níveis diferentes, estamos repensando seriamente as nossas vidas. Como se o tempo tivesse se esgotado e não tivéssemos mais pra onde fugir. Ou vai ou racha. Não temos mais tempo pra firulas. É preciso "ser", agora, o que viemos ser nessa vida. Criando as condições e realizando a missão rapidamente. Acabou a brincadeira, a dúvida, o medo de "ser". Tudo se encaixa, não há mais buraco, peça de quebra-cabeça ou espaço a ser preenchido. Estamos prontos. O espelho se quebrou e fomos preenchidos com a força da Luz. Mesmo os que não estão na senda da espiritualidade, estão no meio de crises, sendo sacudidos pelo Universo e pela pressão da própria Verdade e existência.
Agora, subimos mais esse degrau, rumo à uma consciência Maior, como reais criadores e parceiros de Deus Pai/Mãe , Seres Angélicos, Intergalácticos e todos os Iluminados que vieram e que vem nos preparando durante todo esse tempo sem início. É hora de sermos Mestres reais e trabalharmos arduamente todos os dias para o bem de todo planeta, seja em que àrea nos viemos realizar a tarefa.
Uma grande rede de tarefas, conectadas verdadeiramente, inteiramente, acordados ou dormindo, ininterruptamente, elevando e criando realidades para o bem, nessa plataforma em que vivemos por ora. Deixando o ninho pronto e bem cuidado para as gerações abençoadas que virão sem demora.

Patricia Marx


Procure o Senhor Dentro de Seu Próprio Corpo

Todas as práticas espirituais só podem ser feitas com o auxílio do corpo. Toda a educação que você adquiriu foi obtida por meio do corpo.
O esplendor e as características extraordinárias de Deus foram conhecidas através da facilidade do corpo. Tomando o corpo como base, você deve fazer o maior esforço possível para ver o Senhor dentro dele. Não continue pensando que Deus reside em algum lugar, em um outro mundo. Ele está, de fato, presente no próprio corpo. O pecado não existe em algum mundo distante, este depende das ações que você praticou com o seu corpo. Mérito e demérito, ambos são o resultado das ações que você executou por intermédio de seu corpo. Você deve fazer uma busca incessante, um sério esforço, para encontrar Deus em seu próprio corpo. Somente quando você bater na porta, o mestre dentro abrirá. Até sua própria mãe servirá o alimento somente quando você pedir a ela por comida. Assim, você terá que pedir e seguir pedindo; bater na porta e continuar batendo; buscar e seguir buscando; aspirar e continuar aspirando.
Se buscar Deus em seu interior com todo ardor, você certamente será capaz de encontrá-Lo.
Se for a um quarto onde um grande número de artigos está guardado, somente se procurar com cuidado é que você poderá encontrar o artigo específico pelo qual está procurando. Sem procurar, você jamais encontrará o artigo desejado. Por essa razão é dito:

' busque, busque e será encontrado; bata, bata e a porta será aberta.’
Talvez você sinta que você já vem batendo na porta há muito tempo e que ela não se abriu para você. Mas descubra se você vem batendo na porta certa. Você está batendo na porta da liberação, ou você está batendo na porta do apego? Você está batendo na porta onde Deus habita, ou você está batendo na porta onde o gênio do mal está morando? De quem você está se aproximando? Em quem você está se abrigando? Você está pedindo ao mais misericordioso, àquele que vem em forma humana e expõe Sua própria vida como um exemplo? Você está pedindo à mãe do universo? Você está pedindo alimento a Ela, ou você está pedindo alimento ao gênio do mal?
Você pode até mesmo estar olhando o Senhor, mas você não está pedindo pela própria divindade. Sem dúvida, você está orando a Deus, mas você está pedindo coisas materiais insignificantes e coisas mundanas. Você está diante da árvore dos desejos e está pedindo simples pó de café. Você deve orar para a árvore dos desejos concederem-lhe o princípio transcendental que irá preenchê-lo, para sempre, de eterna bem-aventurança. Sua devoção deve ir aumentando e progredindo, mantendo em mente a firme convicção de que Deus está residindo em seu próprio corpo. Se quiser buscar e procurar pelo Senhor que está residindo em seu interior, você deve dirigir sua visão para dentro.
Como você deve aspirar pelo Senhor?
Você deve chorar como um bezerro chora por sua mãe que o deixou e foi embora com o rebanho. Você deve chorar como uma mulher casta que perdeu seu marido e lamenta a dor da separação. Você deve chorar como um casal sem filhos que implora e suplica a Deus por uma criança. Esta é a maneira como você deve orar ao Senhor, cheio de devoção, anelando por realizar Sua presença dentro de você.
SR SATHYA SAI BABA

BABA NAM KEVALAM!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“Patentear o Yoga é tolice”





Índia adota postura rígida em relação às origens do Yoga.

O governo pretende estabelecer regras em relação às práticas.
Você é do Power Yoga, do Yoga Nu, do Yoga do Riso, do Yoga Cristão ou do Contemporâneo? Ou talvez, você prefira o "puro" Ashtanga Vinyasa? Se seu estilo de Yoga preferido está entre os aqui mencionados, você poderá estar do lado errado na tentativa de definir o que constitui a milenar disciplina física e mental que é o Yoga.
O governo indiano, na tarefa de proteger a rica herança do país da medicina e prática começou a filmar centenas de ásanas na tentativa de tornar o sistema mais rígido. A intenção desses vídeos é prover evidência irrefutável contra qualquer um que tente patentear um "novo" estilo de Yoga que já tenha sido criado pelos indianos. O esforço feito anteriormente nesse sentido, de definir o Yoga baseado simplesmente nas traduções de textos antigos trouxe resultados, portanto, agora eles tentam novamente.
"É como o futebol e a Grã-Bretanha”, disse Suneel Singh, um dos maiores gurus de Yoga da Índia. “Os ingleses deram esse esporte ao mundo, o que é lindo e generoso. Mas imagine se as pessoas noutros países começassem a dizer que elas inventaram essa atividade. Seria irritante”.

O Dr. Vinod Kumar Gupta, que lidera a Biblioteca Digital de Conhecimento Tradicional, uma organização governamental baseada em Delhi, estabelecida pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, disse ao The Guardian: “Um simples texto não é adequado. As pessoas estão reivindicando que estão fazendo algo diferente do Yoga original quando eles não estão. O Yoga se originou na Índia. As pessoas não podem reivindicar a invenção de um novo Yoga quando eles não o fizeram”.

A campanha para proteger essa rica tradição indiana da arte medicinal e sua prática já contabilizou grandes vitórias, forçando companhias européias a reverter patentes no uso de extrato de melão, gengibre, cominho, açafrão e cebolas para o mercado de produtos naturais.
Em cada caso, oficiais do governo indiano vasculharam na nova biblioteca digital para submeter cuidadosamente as traduções de trechos de livros médicos do século XIX até manuais da tradicional medicina ayurvédica do século V para sustentar suas afirmações.

Mas tentando combater o Yoga de ser “indevidamente utilizado” é diferente de defender as plantas indianas contra a “bio-prospecção” para remédios naturais por companhias estrangeiras. Existem dezenas - senão centenas - de milhões de praticantes e centenas de diferentes gamas de escolas, desde Naked Yoga (Yoga nu) até Yoga Cristão, desenvolvidos em escolas e igrejas nos Estados Unidos.

“Não há a intenção de que as pessoas parem de praticar Yoga, mas ninguém deve se apropriar do Yoga e começar a cobrar dinheiro de franquia”, disse Gupta, que como muitos residentes em Delhi pratica a arte antiga num parque perto de sua casa. “Quanto ao Hot Yoga, Power Yoga, ou o que quer que seja não tenho nada a comentar. Nosso trabalho é mostrar a evidência e deixar que os outros decidam”.

A campanha para preservar o Yoga como uma criação indiana tem suas raízes na tentativa feita há alguns anos atrás pelo Bikram Choudhury, o auto-proclamado “professor de Yoga das estrelas de Hollywood” para conseguir patentear seu Bikram Yoga nos USA.
“Eles estão criando marcas”, disse Guru Singh, tendo ele mesmo inventado o que ele chama de “Yoga Urbano”. “De qualquer maneira, batendo palmas, rindo, todas essas coisas, todas elas existiam antes. Eles simplesmente deram um novo nome em inglês”.

Mesmo na Índia os yogis e yoginis estão divididos. Os conservadores dizem que somente o Yoga descrito nos textos como Hatha Yoga Pradipika, manual compilado por um sábio do século XV, é a verdadeira tradição.

Mas uma nova geração deseja algo mais. Guru Mohan, 31 anos, dirige um curso para jovens profissionais indianos que trabalham em companhias de tecnologia na grande cidade satélite de Noida ao redor de Delhi.

“O estilo de vida era diferente há 2 mil anos atrás. Haviam necessidades diferentes. Naquela época eles praticavam Yoga em selvas e rios. De acordo com os textos se usava estrume de vaca para limpar o local onde você iria praticar. Isso não é mais apropriado nem mesmo na Índia”, diz Mohan que usa esse nome profissionalmente.

De acordo com Mohan, que foi o pioneiro do que ele chama “Call Center Yoga” com ásanas especiais para aqueles que passam horas atendendo telefones, algumas coisas, no entanto, são eternas. “Yoga está aí para toda humanidade. É para servir as pessoas”, diz o guru. É uma sabedoria tradiocional e seu alcance nunca deve ser limitado”.

------------------------------------------------------

Opinião de um perito: “Patentear o Yoga é tolice”

As 64.000 posturas formam apenas uma minúscula parte do Yoga. As posturas não são o fim em si mesmas, mas a preparação para se aprofundar ainda mais, com práticas mais significativas.

As posturas não são a definição de Yoga, que consiste em práticas respiratórias, relaxamento profundo, e práticas meditativas, além das conhecidas posturas. As práticas e as tradições do Yoga remontam a milhares de anos. Ou melhor, nós somos intérpretes de uma sabedoria muito antiga. Patentear e filmar posturas específicas é angustiante. O Yoga é um imenso corpo de conhecimento e prática, e você não pode patentear uma tal entidade, separar uma porcentagem dela.

O Yoga tampouco pertence somente à Índia. Estátuas de posturas e práticas de Yoga foram descobertas ao redor do mundo: na Colômbia, existem estátuas de pessoas sentadas em posição de Yoga, ilustrando práticas de respiração e meditação. Deste modo o Yoga é mais difundido no exterior do que somente na Índia. Parece uma absoluta tolice que alguém queira patenteá-lo.

Swami Pragyamurti Saraswati foi diretor do Satyananda Yoga Center em Londres por mais de 30 anos. Entrevista feita por Patrick Kingsley.
------------------------------------------------------
Publicado no jornal The Guardian em 8 de Junho de 2010.
Tradução de Vicente Morisson.