domingo, 27 de junho de 2010

FIRME e CONFORTÁVEL





Vou tentar, de uma maneira simples, falar sobre a expressão das posturas preconizadas pela filosofia Yogue. Muitos mestres preconizam a firmeza e o conforto na prática das posturas, mas como nada na vida é definitivo, o mais importante é compreender a profundidade dessas duas palavras.
O que o dicionário nos fala sobre essas duas palavras?

FIRME - que não se move; fixo; seguro; inabalável; constante; definitivo.
Considerando que a firmeza é quase a total imobilidade quebrada apenas pelo movimento respiratório (profundo e dinâmico) e que durante a prática deve-se sempre respeitar o seu limite, a palavra firme poderia ser trocada por constante, tornando assim uma firmeza não radical limitadora e sim maleável ao ponto de se fazer uso das progressões de cada postura.

CONFORTÁVEL – o que conforta, a meu ver, o que não causa incômodo, estando diretamente ligado ao respeito ao seu limite, o que, diga-se de passagem, é o que devemos fazer em toda nossa vida.

Aí sim, quando o praticante se abre para esse entendimento maior, começa realmente a praticar Yoga. Quando falo “se abre”, quero expressar a aceitação do simples, simplesmente, dando início ao aprofundamento no seu eu, sem máscaras, sem muletas, apenas você com você mesmo.
Com 12 anos de prática ininterrupta de Yoga, minha vida mudou em todos os sentidos e com certeza muito mudará ainda. Concordo com a troca da palavra firme por constante, pois a constância e o conforto nos levarão ao Yoga.
Prof. André Luiz Gadelha Maciel

NAMASTE!

Um comentário: