terça-feira, 19 de outubro de 2010

YOGA E SEXO




Além dos benefícios conhecidos, como relaxamento, controle da pressão e mais flexibilidade, a ioga pode trazer um ganho inesperado, mas muito bem-vindo. Aulas regulares ajudam a melhorar a vida sexual, afirmam médicos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O benefício é maior nas mulheres, que costumam notar um aumento na libido e um número maior de orgasmos durante a relação.
O estudo, publicado no "Journal of Sexual Medicine", foi feito com 40 mulheres, com idades entre 22 e 55 anos, matriculadas em um intensivo de ioga na Índia. A maioria era casada e todas eram sexualmente ativas. As participantes tiveram que seguir uma rotina de 22 posturas, ou asanas, indicadas para melhorar distúrbios da região abdominal. No início e no fim do programa, elas tiveram que responder a um questionário sobre a qualidade da vida sexual. A pesquisa durou 12 semanas, e as alunas fizeram uma hora de ioga diariamente, seguida de exercícios de respiração e de relaxamento.
No fim do programa, os pesquisadores perceberam que a maioria das mulheres tinha tido uma melhora significativa na qualidade do sexo. Foram avaliados seis fatores: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, dor e satisfação. Cerca de 75% das mulheres repararam mudanças positivas na vida sexual. A melhora foi percebida principalmente nas mulheres com mais de 45. Apesar do estudo ser pequeno, os médicos acreditam que as posturas, combinadas a um programa de diminuição do estresse, favorecem as relações porque relaxam, aumentam a autoestima e ajudam a regular hormônios.
Journal of Sexual Medicine

Nenhum comentário:

Postar um comentário