domingo, 14 de novembro de 2010

Dica de Higiene para a Prática do Yoga



Vou apresentar um tópico muito importante para os praticantes do Yoga “Higiene”.
Para obter o máximo benefício dos ásanas e se proteger dos efeitos adversos, certos princípios e algumas regras básicas devem ser seguidas e uma delas, é o banho ou meio banho.

- Antes de praticar ásanas, tome um banho ou faça um “meio-banho”. O meio banho é feito da seguinte maneira: jogue água no órgão genital (caso tenha urinado, espere sair o resto da urina e jogue água novamente) e lave as mãos. Jogue água fria nos olhos por doze vezes; molhe por trás do pescoço e das orelhas; faça a higiene nasal (colocando a água pelo nariz e vertendo-a pela boca); lave os braços, até os cotovelos, e as pernas até o joelho. Esta prática limpa, refresca e relaxa o corpo, revitalizando e despertando-o para as práticas espirituais, tais como os ásanas e a meditação. Não é necessário o uso de sabão para o meio banho.

Texto adaptado do livro A Liberação da Mente Através do Tantra Yoga – editora Ananda Marga.

Minhas dicas: Tenha sempre em mãos uma toalha pequena para a higiene das axilas e pés, antes das práticas.

Um comentário:

  1. Eii paizinho! gostei mto do texto!
    é mto importante atentar sempre p/ nossa limpeza, não só espiritual mas tbm a limpeza do corpo físico p/ q a nossa prática seja sempre prazerosa, não só p/ nós msm como p/ os outros q tbm compartilham da prática. =)
    mil beijos!
    te amo!

    Namaskar!

    ResponderExcluir