segunda-feira, 3 de maio de 2010

O yoga e a Escola

O Yoga e a Escola
Por André Luiz Gadelha Maciel

Com a crescente necessidade de mudar o modelo atual de escola, não poderia deixar de manifestar minha insatisfação com o que encontrei após quinze anos afastados do exercício do magistério. Ora, a educação é inerente à sociedade humana, originando-se do mesmo processo que deu origem ao homem. Desde que o homem é homem ele vive em sociedade e se desenvolve pela mediação da educação, o que não justifica encontrar o mesmo quadro de há quinze anos.
A falta de autoconhecimento (físico, mental e espiritual), a meu ver, é um dos maiores problemas. Na educação de hoje, nos defrontamos com diversas dificuldades: a ansiedade, o estresse, os horários extensos e carregados de atividades, o ruído, o cansaço, o nervosismo antes dos exames, etc., que se vêem refletidos nas crianças, professores e também nos pais.

O yoga nos dá ferramentas que nos ajudam a balancear as energias, focalizar a atenção, afrouxar as tensões físicas e mentais e gerar um melhor ambiente para o trabalho em sala de aula.

Patanjali mostrou o caminho que nos leva aquisição da saúde física e mental e também do crescimento espiritual. Ao escrever o Yoga Sutra, composto por 196 aforismos que fundamentam a filosofia do yoga, entrega-nos um código carregado de valor universal. O descobrimento de nossas potencialidades faz-se por etapas cuidadosamente programadas, o que pode servir de base para todo o trabalho praticado em sala de aula. As abstenções, as observâncias, as posturas, o controle da respiração, a abstração dos sentidos, a concentração vai estimular o convívio mútuo, na purificação física e mental, na correção postural influenciando diretamente na saúde geral, na respiração acalmando e energizando o corpo e a mente, no relaxamento, na concentração e etc.

O ser humano é composto pelo corpo, mente, emoção e espírito. Parece que já é sabido, mas não o é, muitos se esquecem do corpo e se atém apenas a mente e, através dela, buscam aproximar-se do espírito, mas o corpo reclama a falta de ar nos pulmões e de bem estar e acabam se afastando ainda mais do espírito. “A lição já sabemos de cor, só nos resta aprender” e o YOGA É O CAMINHO.

“A educação é um processo lento como o desabrochar de uma flor; a fragrância se torna cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa”.
SATHYA SAI BABA

2 comentários:

  1. O corpo é o nosso templo, a nossa moradia nesta vida.A consciência cósmica, única e universal é a essência da vida, pois todos somos partículas de uma mesma mente divina, por isso dizemos: Todos Somos Um! No entanto, não podemos disperdiçar o que recebemos de Deus e que nos foi dado para tomarmos conta. Assim é o nosso corpo.Por isso devemos cuidar dele com amor!

    ResponderExcluir
  2. SO HAM SO HAM SO HAM!!! "EU E DEUS SOMOS UNO"
    HARI OM

    ResponderExcluir