sexta-feira, 28 de maio de 2010

YOGA para A MELHOR IDADE




NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Por NAVRATTNA YOGA - LONDRINA
“Yoga é a ciência de bem viver e deve ser incorporada ao nosso dia a dia”.
Swami Satyananda Saraswati

Da raiz “yug“, que significa unir, o Yoga diz respeito à união do corpo, mente e espírito. Em geral, quando se fala em Yoga, as pessoas têm em mente imagens de posições impossíveis de se realizar. Mas essa não é a essência da prática.

O Yoga não tem limite de idade, não depende de crença nem de religião. Não entra em conflito com os sentimentos religiosos, pelo contrário. A prática permite que cada um, aos poucos, aproxime-se do seu verdadeiro ser.

Até pouco tempo atrás, o Yoga era usado no ocidente apenas como técnica de relaxamento, controle respiratório e meditação. Hoje, o ocidente vê o Yoga como uma prática poderosa no tratamento de doenças, com eficácia comprovada por vários estudos acadêmicos. Aliada à medicina convencional, a prática pode ter um papel importante no tratamento de doenças como: hipertensão, diabetes, depressão, asma, artrite, irritações no intestino, alcoolismo, entre outras.

Esta prática tem sido cada vez mais indicada pelos médicos de pacientes da terceira idade na busca de tratamento de diversos sintomas, desde o fortalecimento dos ossos e articulações, até a busca de auto-confiança e auto-estima. É sabido que grande número de idosos sofrem de osteoporose e que a cada dia vem crescendo o número de cirurgias de prótese da articulação do fêmur com o quadril.

Para evitar as quedas, tão comuns nesta idade, o Yoga trabalha fortalecendo a visão e os olhos; promovendo o equilíbrio físico; mantendo a flexibilidade da coluna; fortalecendo as articulações, musculatura e ligamentos dos pés, joelhos, coxas e quadris. Os exercícios são executados de forma tranqüila e prazerosa, buscando a auto-superação aos poucos, respeitando sempre a limitação individual.

Os exercícios para os olhos, Trátakas, ajudam a manter a boa saúde da retina e das outras partes do olho, permitindo uma boa acomodação do olhar para enxergar os degraus, as mudanças na altura do chão e para pisar firmemente.

O pé é a base de uma boa estática. Na prática, os exercícios dão flexibilidade aos dedos dos pés, fortalecendo ao mesmo tempo o arco do pé para uma boa sustentação. Aumenta-se também a flexibilidade da coluna vertebral. Uma coluna flexível é imprescindível para se ter mais conforto e saúde, dando maior mobilidade e juventude. Além destes benefícios, a prática promove o massageamento de vísceras, glândulas e órgãos, promovendo o equilíbrio às suas funções. Desenvolve consciência corporal e coordenação motora, fortalece o sistema imunológico.

As técnicas respiratórias têm grande importância dentro da prática do Yoga. Respirar conscientemente relaxa os músculos, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos, melhorando a capacidade pulmonar, a capacidade de memória, de concentração e o raciocínio. Estando diretamente ligada ao sistema nervoso, a respiração atua nos estados de humor do indivíduo. As técnicas respiratórias agem no combate contra a ansiedade e depressão.

Já nas técnicas de relaxamento, ocorre o aumento da resistência da pele, combate a neuroses, stress, desenvolvimento de força de vontade, auto-confiança e ampliação da consciência. Importantes também são as técnicas de concentração, que aumentam a percepção e intuição; ocasionam mudanças nas células cerebrais e nos nervos, promovendo regeneração cerebral. Com a mente concentrada, o praticante alcança um domínio muito grande sobre seu corpo, sua saúde e sua vida.

Em linhas gerais, a prática do Yoga faz um bem enorme, ajudando a: equilibrar a produção hormonal; reduzir a pressão sangüínea e os níveis de colesterol; melhorar o padrão de sono; fortalecer o sistema imunológico; aumentar a capacidade de concentração e a criatividade; desenvolver um corpo e idéias mais flexíveis; melhorar a qualidade de vida.

Ter um corpo que funciona bem, que responde ao comando, que favorece a dignidade e a autonomia, e revela suas aptidões pessoais, é busca de todo ser humano. Entrar na terceira idade não quer dizer “ficar doente”. Podemos ganhar anos, maturidade, sabedoria e experiência de vida com saúde, bem estar e equilíbrio físico, mental e emocional.
O Navrattna Yoga de Londrina vem desenvolvendo em parceria com a Unimed um trabalho junto a grupos de “melhor idade” há dois anos. Este trabalho nos tem trazido muita satisfação pelos objetivos atingidos. Informe-se sobre estas aulas em nosso estúdio.

Um abraço e até mais.

Ivana e Susana

Categoria: yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário